skip to Main Content

Câncer de Pele e Tumores Benignos

Dra. Bárbara Machado | Cirurgia PlásticaPessoas que se expuseram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para câncer de pele. O câncer de pele também é comum em pessoas que já tiveram uma lesão pré-cancerosa anteriormente ou que apresentam antecedentes familiares da doença. Pacientes com a pele, cabelos e olhos claros ou albinismo também têm mais chances de apresentarem tumores pelo corpo.

O câncer de pele incide preferencialmente na idade adulta e atinge homens com mais frequência do que mulheres. Aqueles que têm muitos nevos (pintas) espalhados pelo corpo também devem ficar atentos a qualquer mudança, como aparecimento de novas pintas ou alterações na cor e formato daquelas que já existem. O rastreamento através da dermatoscopia é bastante indicado nestes casos para estabelecer quais lesões têm indicação para uma biópsia ou retirada do tumor.

Após o diagnóstico ou a indicação para a biópsia, o cirurgião plástico fará a retirada do tumor. Em geral, pequenos tumores resultam em cicatrizes bem imperceptíveis. No entanto, a retirada de tumores maiores resulta na necessidade de cirurgia reconstrutora e deixará cicatrizes mais extensas. Por isto, é extremamente importante que, como regra, qualquer novo sinal na pele ou mudança em uma pinta, ou uma mancha que já existia, sirva de alerta para procurar o médico.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Associação dos Ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy
Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia