skip to Main Content

Mamas - Reconstrução

Dra. Bárbara Machado | Cirurgia PlásticaO tratamento do câncer de mama envolve uma equipe que inclui profissionais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos uma vez que transtornos psicológicos interferem na percepção da realidade e na tomada de decisões. Tentar recuperar a auto-estima é passo importante para uma recuperação mais tranquila diante de um diagnóstico que deve ser encarado com seriedade.

Na consulta com o mastologista as pacientes já podem discutir e receber informações sobre o tratamento. Algumas ressecções do tumor podem envolver a retirada de apenas uma parte menor da mama e a reconstrução pode não ser necessária. Embora, na maioria dos casos, a reconstrução mamária deixe cicatrizes e pode não devolver à mama perdida o seu aspecto original, esta técnica melhora a qualidade de vida. Na consulta com o cirurgião plástico é possível entender qual técnica está mais indicada para seu caso, quantos tempos cirúrgicos serão necessários, os possíveis resultados estéticos e também as possíveis complicações que podem ocorrer.

Reconstruções podem ser realizadas com tecidos da própria paciente ou através de técnicas que utilizam expansores ou implantes mamários. A combinação destas técnicas também pode ser indicada. O uso de implantes mamários (próteses) na reconstrução e de enxertos de gordura são a tendência atual.

Contra-indicações à reconstrução mamária incluem a decisão da paciente de não querer se submeter à reconstrução ou alguma enfermidade grave que implique em riscos anestésicos e cirúrgicos maiores.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Associação dos Ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy
Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia