skip to Main Content

Lipoaspiração

Dra. Bárbara Machado | Cirurgia PlásticaO tratamento cirúrgico adequado da lipodistrofia (acúmulo de tecido adiposo ou gorduroso) é um grande problema para o cirurgião e paciente.A lipoaspiração definiu-se como técnica em 1977, quando o francês Ives-Gerard Illouz introduziu o tratamento aspirativo dos acúmulos de gordura com o uso das cânulas conectadas um aparelho de alto poder de sucção. Esta técnica possibilitou o tratamento de várias áreas do corpo, incluindo culotes, face interna das coxas, joelhos, papada, braços e coxas.

Esta cirurgia de contorno corporal tem sido cada vez mais favorecida pela anestesia e técnicas cirúrgicas seguras, resultando em alto grau de satisfação do paciente. Embora muitos realizem esta cirurgia em sistema ambulatorial, Dra Bárbara entende que este é um procedimento cirúrgico que requer exames pré-operatórios e ambiente hospitalar seguro para que o paciente esteja sempre assistido de forma mais adequada.

Cortes bem pequenos e bem posicionados são utilizados para a introdução de cânulas ligadas a aparelhos de sucção. As cânulas são manipuladas de modo a promover a remoção uniforme da gordura.

Após o procedimento, o uso de cintas ou de bandagem é primordial para a modelagem corporal adequada. Exposição ao sol estará restrita por pelo menos 2 meses. A fisioterapia pós-lipoaspiração é essencial para se tentar evitar fibroses excessivas na área tratada.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Associação dos Ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy
Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética
Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia