Tratamentos com Crianças e Adolescentes
Durante a adolescência, muitas mudanças corporais ocorrem. Aceitar a auto-imagem em constante transformação e manter a autoestima, muitas vezes, é difícil e pode requerer acompanhamento psicológico. Por ter a Dra Bárbara grande facilidade no diálogo com crianças e adolescentes, importante percentual dos pacientes que recebe estão nesta faixa etária.
É muito importante que se escute as queixas do adolescente, se entenda suas angústias e anseios. É papel da cirurgiã plástica buscar determinar o momento em que o adolescente estará pronto para a cirurgia uma vez que a maioria dos procedimentos cirúrgicos irá requerer desenvolvimento mais completo da ossatura. Cirurgias comuns nesta fase são a correção de ginecomastia (crescimento de mama no tórax masculino), orelhas em abano, nariz e mamas pouco ou excessivamente desenvolvidas.
Muitas vezes, durante o exame clínico, os jovens barram a presença de seus pais. Esta privacidade pode ser necessária, uma vez que a permanência dos pais pode levá-los a omitir dados relevantes. Seja por inibição ou seja porque querem revelar algo sobre uso de drogas, álcool, cigarro, e vida sexual. Esta cumplicidade entre o paciente e a médica é essencial pois a profissional pode ajudar na intermediação entre os pais e o adolescente.