Procedimentos para Rejuvenescimento da Face e do Pescoço (Papada)
Procedimentos de rejuvenescimento da face e pescoço envolvem procedimentos menos invasivos (os quais serão resumidos logo abaixo) e procedimentos cirúrgicos. A escolha deverá ser discutida de acordo com a indicação e a expectativa do paciente.
Preenchimento é uma denominação genérica da técnica que utiliza produtos que visam corrigir pequenas imperfeições da pele, gordura e lábios. Através do preenchimento, rugas podem ser reduzidas, lábios podem ser aumentados e cicatrizes podem ser camufladas.
Dra Bárbara defende o uso de substâncias químicas biodegradáveis como o ácido hialurônico para preenchimento de sulcos e rugas da face, aumento dos lábios e tratamento das olheiras. Também indica a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) para bioestimulação do colágeno na face e pescoço. Os implantes não-biodegradáveis como o PMMA (metacrilato) são permanentes e podem causar complicações como reação autoimune mais severa e, por isto, não são por ela utilizados.
Durante o procedimento, o desconforto pode ser reduzido através da aplicação de anestésico tópico ou através de bloqueio de nervo para reduzir a dor da aplicação.
O tempo médio para reaplicação é de seis meses e varia com a proximidade de menopausa. Em pacientes jovens, o produto pode manter resultados até um ano após a aplicação.
A toxina botulínica é uma injeção que bloqueia as células nervosas da área em que é aplicada e, com isto, impede a contração muscular, ou seja, relaxa o músculo. Com isto, a toxina botulínica torna a pele mais lisa e dá ao rosto uma aparência mais serena. Apesar da toxina botulínica não impedir o envelhecimento da pele, o local que recebe esta medicação mostra melhora da aparência da pele. A redução das rugas de expressão é evidente.
É ideal para rugas ao redor dos olhos, dorso do nariz (ruguinhas do “coelho”), queixo, glabela (região entre as sobrancelhas), código de barra ao redor dos lábios, testa e pescoço. Os resultados são visíveis entre dois a cinco dias após a aplicação. A musculatura volta a funcionar após algum tempo. Assim, sugere-se uma nova aplicação a cada quatro ou, no máximo, seis meses.
Pessoas em uso de hormônio tireoidiano, testosterona ou que façam exercícios físicos mais vigorosos, ou mais frequentemente, terão duração mais encurtada da toxina.
A pele pode ser tratada através de peelings como o peeling de cristal e dermabrasão ou através de laseres que realizam o chamado “resurfacing”.
O laser tem como função reorganizar e melhorar a densidade da pele.
A sua grande vantagem é o tratamento mais uniforme da face, visto que outras metodologias visam tratar rugas e excessos de pele, enquanto o peeling possibilita uma melhora na qualidade de toda a cobertura cutânea facial.
Dra Bárbara é adepta de inovações tecnológicas seguras e utiliza laseres para rejuvenescer a pele do colo e das mãos e para tratar cicatrizes desde sua liberação pela ANVISA para uso no Brasil em 1994. Atualmente, com a tecnologia fracionada, laseres de Erbium e CO2 passaram a ser utilizados com maior segurança e rápido retorno ao trabalho.
A dermabrasão é um procedimento que realiza o lixamento da pele para dar a ela uma aparência mais uniforme. Uma ponteira diamantada associada a um aparelho de alta rotação é aplicada sobre a pele para remover as camadas exteriores da pele, buscamento um aplainamento da pele.
A dermabrasão é indicada para pacientes com cicatrizes faciais associadas à acne, acidentes, cirurgias anteriores ou ainda por rugas faciais finas, assim como as do contorno da boca.
O tecido em cicatrização é tratado com curativos ou pomadas antibióticas para diminuir a formação de crosta. Não há possibilidade de trabalhar após o procedimento. A cicatrização completa em geral ocorre até 7 dias após. O afastamento do sol e uso de produtos adequados é orientado caso a caso.
Também conhecido por Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA), o microagulhamento é um procedimento que utiliza um pequeno aparelho constituído de diversas microagulhas, pareadas, que perfuram as camadas da pele para estimular a melhora e nova formação do colágeno que sustenta a pele. Este tratamento pode ser usado para estrias, manchas como o melasma, envelhecimento da pele, cicatrizes de acne, flacidez e até queda de cabelo.
O procedimento pode ser feito em consultório ou para complementar cirurgias. Anestesia local é aplicada mas algumas regiões são mais sensíveis que outras.
Há pequenos pontos de sangramento logo após o tratamento. Como a pele pode ficar bem avermelhada ou com pontos arroxeados, orientamos que os pacientes procurem se manter socialmente mais restritos nos primeiros 3 dias. Serum com vitamina C e outros cremes são aplicados por 1 a 2 semanas após o tratamento.
Para pacientes mais jovens, que não querem ainda cirurgias em sua face, os fios absorvíveis de sustentação podem elevar áreas da face e, ainda que por um período curto de tempo, reduzir um pouco da flacidez facial. Estes fios têm como principal função a estimulação da produção de colágeno. Áreas que podem melhorar incluem o bigode chinês e as maçãs do rosto. Estes fios podem ser usados também para melhora do contorno da face, mandíbula e pescoço.
Os fios são inseridos separadamente em pontos estratégicos do rosto e pescoço com o auxílio de uma agulha. O procedimento é pouco invasivo, realizado em consultório, com o paciente acordado e com anestesia local.
Embora o procedimento seja ambulatorial e o paciente possa trabalhar no mesmo dia, as áreas em que os fios são colocados haverá um inchaço pequeno e possivelmente pontos arroxeados no local da entrada das agulhas.
Os resultados começam a ser notados em 15 dias. Haverá pequenas áreas elevadas e até engruvinhadas no final do local em que o fio foi colocado. Este aspecto “amassado” cede em até 30 dias.
Já a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) é um produto absorvível que pode ser colocado nas várias partes do corpo visando uma medida de suporte para tentativa de melhora da qualidade da pele onde a flacidez começa a se instalar ou onde estrias destruíram a textura da pele. Por ser um bioestimulador de colágeno, seus efeitos ocorrem ao longo das aplicações. Os resultados são mais adequadamente obsdervados 6 a 7 meses após a aplicação. Este produto poder ser aplicado nas mãos, face, colo, abdome, braços e pernas. O protocolo de aplicação é de 5 sessões com intervalos de 1 mês entre elas.
Os olhos, por sua expressividade e importância funcional, constituem causa frequente de busca pela Cirurgia Plástica. O aspecto pesado ou de olhar cansado ocasiona a alguns pacientes um pré-julgamento sobre a causa desta aparência, ligando-a a hábitos como abuso na ingestão de álcool e insônia.
Os sinais mais visíveis de envelhecimento na região orbito-palpebral incluem alongamento vertical da pálpebra, aparecimento de bolsas malares (festão ou festoon malar), aparecimento de bolsas gordurosas e acentuação da depressão infrapalpebral, local que leigamente denominados olheiras. Além disto, enfatizamos a fina espessura da pele das pálpebras, o que desempenha papel importante no envelhecimento desta área.
Na tentativa de melhora estética desta alteração, diversas técnicas cirúrgicas e uso de preenchedores como ácido hialurônico vêm sendo utilizados proporcionando melhora das olheiras e do aspecto de olhos encovados. O laser é particularmente útil no tratamento do envelhecimento da pele nesta área e, associado ao preenchimento com substâncias absorvíveis (ácido hialurônico) pode levar à melhora efetiva da qualidade da pele.
Do ponto de vista cirúrgico, a blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras) se tornou um dos procedimentos estéticos mais realizados. Os resultados buscam naturalidade e manter o formato do olho e a expressão do olhar. Embora possa parecer um procedimento simples, é importante entender que esta cirurgia tem limitações. Não se pode retirar todo o excedente de pele que acreditamos existir nas pálpebras. Elas têm a função importante de proteger a córnea que é o principal elemento do olho.
Além disto, a cirurgia palpebral, em geral, não corrige distorções causadas por rugas dinâmicas. Existem técnicas que buscam cortar fibras da musculatura na região lateral dos olhos para tentar diminuir sua força. Seja pela observação da curta duração deste efeito ou pela agressividade da técnica, a toxina botulínica é hoje a opção mais utilizada para tratar estas rugas.
A cirurgia para o rejuvenescimento da face e do pescoço evoluiu desde pequenas incisões até procedimentos mais agressivos. Este procedimento visa reduzir a flacidez da face e pescoço, reposicionar as bolsas de gordura que se deslocam com o tempo, melhorar o tônus da musculatura da face e corrigir excessos de gordura abaixo do queixo, na região da papada. O lifting não estigmatiza o paciente. A cirurgia não muda a expressão da face, não estica a boca e não repuxa os olhos. Por outro lado, a cirurgia não impede que o processo de envelhecimento continue a se instalar.
Por entender que o tratamento da face e pescoço não se limita a tentar “esticar” a pele, Dra Bárbara é uma das cirurgiãs plásticas mais procuradas para as cirurgias de face e pescoço. A médica utiliza técnica baseada nos fundamentos do “round lifting”, descrito por Pitanguy. Esta técnica assegura resultados naturais e eficientes e foi modernizada para incluir o tratamento eficiente da musculatura facial, a qual cede com o tempo e ainda para promover a restauração do volume da face caso este seja perdido no processo de envelhecimento.
A médica não se limita a oferecer apenas a cirurgia. Sempre que necessário, ela realiza a complementação do lifting com o tratamento da pele com laseres, toxina botulínica, enxertos de gordura e preenchedores, além de procedimentos como pálpebras ou elevação da testa. Assim, resultados harmônicos e naturais podem ser obtidos.